Coleção Psicologia Social da Editora Vozes

Coleção Documentos

esses livros são de uma coleção do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) do Instituto de Medicina Social da UERJ, em parceria com a editora Garamond. A coleção é coordenada por Sergio Carrara e Maria Luiza Heilborn.
Podem ser adquiridos através do site do CLAM (www.clam.org.br) ou pela via comercial. No site do CLAM há resumos de todos os livros e resenhas dos mais recentes.


Direitos humanos e sexualidade
Direitos e políticas sexuais no Brasil: o panorama atual, de Adriana Vianna e Paula Lacerda, 2004
Apresenta informações sobre leis, políticas públicas e jurisprudência a respeito dos direitos sexuais no Brasil.

Argentina - Derechos humanos y sexualidad
, de Mônica Petracci e Mario Pecheny, 2007
Panorama da relação entre sexualidade e direitos humanos na Argentina,  desde 1983, a partir da descrição do sistema político e do cenário social.

Chile - Panorama de sexualidad y derechos humanos
, de Claudia Dides C. (coord.), Arturo Márquez G., Alejandro Guajardo A., Lidia Casas B., 2008
Apresenta a situação dos direitos sexuais no Chile, em uma perspectiva de direitos humanos.

Derechos y políticas sexuales en el Perú, de María Jennie Dador Tozzini (coordenadora), Patrícia Martínez i Àlvarez, Manuel Forno, Alejandro Merino, Rossina Guerrero, Eliana Cano e Fiorella Benavente Minaya. Texto revisado e editado por Angélica Motta, 2008.
Panorama dos instrumentos jurídicos e das políticas públicas relativos a gênero e sexualidade no Peru.

Colombia – Panorama de derechos y políticas sexuales
, de José Fernando Serrano A. (coordenador), María Yaneth Pinilla, Marco Martínez e Mónika Galeano, 2008.
Revê os diferentes níveis de legislação e política relativos à sexualidade e à reprodução na Colômbia.

Balanço da pesquisa sobre sexualidade do ponto de vista da ciências sociais
A pesquisa sobre sexualidade e direitos sexuais no Brasil (1990–2002), de Maria Teresa Citeli, 2005
Balanço do conhecimento acumulado sobre sexualidade no âmbito das Ciências Sociais no Brasil, entre 1990 e 2002.

Estado del arte: investigación sobre sexualidad y derechos en la Argentina 1990–2002, de Monica Gogna, 2005
Balanço do conhecimento acumulado sobre sexualidade no âmbito das diversas ciências que estudaram o tema na Argentina.

Estado del arte – Investigación sobre sexualidad y derechos sexuales en Chile (1990-2002)
, de Teresa Valdés E. e Gabriel Guajardo S., 2007
Balanço do conhecimento produzido entre os anos de 1990 e 2002, no Chile, no âmbito das ciências que têm se dedicado ao tema.

Estado del Arte – Investigación sobre sexualidad en México (1996-2006)
, de Rodrigo Parrini Roses, 2008.
Balanço crítico da produção bibliográfica em torno da temática, identifica a emergência de um campo de estudos diferenciado.

Estado del Arte – Investigación sobre sexualidad y derechos sexuales en Colombia (1990-2004), de Mauro Brigeiro (coordenador),  Claudia Rivera, Manuel Rodríguez e Marco Melo (pesquisadores assistentes), 2008.
Compêndio das pesquisas realizadas com um enfoque social, identificando a configuração de um campo de estudos em torno da temática.

Outros documentos estratégicos
Para um direito democrático da sexualidade, de Roger Raupp Rios, 2005
Reflexão sobre os direitos sexuais a partir do debate jurídico brasileiro.

Sexualidade e comportamento sexual no Brasil: dados e pesquisas, de Laura Moutinho, Sérgio Carrara e Silvia Aguião, 2005
Diagnóstico dos bancos de dados disponíveis no Brasil sobre sexualidade e comportamento sexual.

Coleção Sexualidade, Gênero e Sociedade

Série Sexualidade em Debate
(2004) Sexualidade e saberes: convenções e fronteiras, Adriana Piscitelli, Maria Filomena Gregori e Sérgio Carrara (organizadores)
Os artigos do  livro exploram as convenções presentes nas ciências normativas que abordam a sexualidade, enfocando, em especial, o modo como estes saberes científicos influenciam a reflexão teórica, a pesquisa sociológica e as práticas médicas e jurídicas.

(2005) Sexualidade, família e ethos religioso, Maria Luiza Heilborn, Luiz Fernando Dias Duarte, Clarice Peixoto e Myriam Lins de Barros (organizadores)
Os artigos da coletânea abordam a conexão entre estas três esferas e as transformações históricas que ocorreram na reprodução social e no processo de constituição dos sujeitos e de suas subjetividades.

(2005) Novas legalidades e democratização da vida social: família, sexualidade e aborto, Maria Betânia Ávila, Ana Paula Portella e Verônica Ferreira (organizadoras)
O aborto e a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo são examinados nesta publicação, sobretudo no que concerne à produção de novas referências de pensamento no campo jurídico, na vida cotidiana e na opinião pública.

(2005) Movimentos sociais, educação e sexualidade, Miriam Pillar Grossi, Simone Becker, Juliana Cavilha M. Losso, Rozeli Maria Porto e Rita F. Muller (organizadoras)
A coletânea apresenta discussões interdisciplinares em torno de quatro eixos – homossexualidades, sexualidades e teorias, sexualidades e movimentos sociais, sexualidades e educação.

(2005) Religião e sexualidade: convicções e responsabilidades, Emerson Giumbelli (organizador)
Ponto nevrálgico de preocupações éticas, a sexualidade é uma esfera que costuma motivar intervenções sociais de grupos religiosos, sobretudo em questões como o aborto e a homossexualidade.

Série Sexualidade e Gênero nas Ciências Sociais
(2006) Uma interpretação do desejo: ensaios sobre o estudo da sexualidade, John Gagnon
O autor, referência mundial na área de estudos sociológicos e históricos da sexualidade, aborda temas como abuso sexual, adolescência, pornografia e homossexualidade, além de apresentar a teoria acerca dos roteiros sexuais.
(2006) A mulher no corpo: análise cultural da reprodução, Emily Martin
O livro é um marco pioneiro nos estudos de gênero e na antropologia. Ao examinar os processos culturais que formam as concepções das mulheres sobre seus corpos, a obra sustenta se tratar esses processos de uma reapropriação de objetos construídos pelo saber médico.

 
(2004) O homossexual visto por entendidos, Carmen Dora Guimarães
Um estudo pioneiro, baseado em uma das primeiras teses acadêmicas sobre o tema no Brasil. O livro analisa as questões suscitadas pela homossexualidade no Rio de Janeiro, na década de 1970.

(2004) Dois é par: gênero e identidade sexual em contexto igualitário, Maria Luiza Heilborn
Uma investigação etnográfica inovadora sobre a dinâmica e os valores conjugais em camadas médias, a partir de uma comparação entre casais gays, lésbicos e heterossexuais.

(2005) Sopa de letrinhas? Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90, Regina Facchini
Um livro que aborda o movimento homossexual brasileiro, na segunda metade dos anos 1990, estabelecendo um diálogo com pesquisas sobre movimentos sociais no Brasil contemporâneo.

(2005) Toda feita: o corpo e o gênero das travestis, Marcos Benedetti
Uma das raras etnografias sobre as travestis. O processo de transformação de seus corpos é central para afirmação do gênero feminino destes sujeitos. A dinâmica das relações entre as travestis, seus maridos e clientes é objeto da análise.

(2005) Novas famílias: conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo, Luiz Mello
Um estudo abrangente e cuidadoso sobre a polêmica questão da conjugalidade homossexual, que possibilita compreensão da complexidade dos posicionamentos em torno da sexualidade e da família, tanto no Congresso Nacional quanto na sociedade brasileira.

(2006) A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual, Berenice Bento
O livro analisa a transexualidade a partir das articulações sociais e históricas da produção dos corpos sexuados. A autora considera que a experiência transexual não se restringe à cirurgia de transgenitalização, mas abrange uma diversidade de possibilidades diante dos conflitos entre corpo, sexualidade e identidade.

(2007) Homossexualidade e adoção, Anna Paula Uziel
Pesquisa pioneira e instrumento fundamental para o debate sobre parentalidade e homossexualidade no país, o livro analisa o discurso jurídico veiculado em processos de adoção infantil por casais homossexuais. Preconceitos sociais são revelados sob o formalismo do discurso especializado e técnico.

(2007) Conjugalidades, parentalidades e identidades lésbicas, gays e travestis, Miriam Pillar Grossi, Ana Paula Uziel e Luiz Mello (organizadores)
Coletânea que reúne reflexões oriundas da psicologia, do direito e das ciências sociais. Casos de distintos contextos – Espanha, Chile, Argentina e França, além do Brasil – são apresentados, o que propicia uma reflexão comparativa. Os artigos contribuem para o campo dos estudos gays e lésbicos.

Regional Rio de Janeiro da ABRAPSO
Vice-presidente regional: Luciene Alves Miguez Naiff abrapsorj@abrapso.org.br
Secretário: Rafael Pecly Wolter abrapsorjsecc@abrapso.org.br
Tesoureira: Jaqueline Cavalcanti abrapsorjtes@abrapso.org.br

Secretaria: Alice do Nascimento abrapsorjsec@abrapso.org.br
Telefones: (21) 2587-7903 ou (21) 2587-7719

 

Notícias

Marque na agenda:

• A primeira reunião do Núcleo Rio de Janeiro da ABRAPSO de 2010 ocorrerá no dia 2 de março, terça feira, no Departamento de Psicologia Social da UFRJ no campus Praia Vermelha começando às 17 horas e terminando às 20 horas.

O Departamento de Psicologia Social fica no Instituto de Psicologia da UFRJ, Av. Pasteur, 250, Pavilhão Nilton Campos, térreo.
Principal
Espaço ABRAPSO
Calendário
Atas
Textos
Lançamentos
Eventos
Notícias
Editais
Instituições profissionais vinculadas à Psicologia
Conselhos estaduais e municipais
Conselhos tutelares
Associações
Fundações
Filiação e anuidade
Voltar ao site da Nacional
Fale conosco
image2.gif
Regional Rio de Janeiro da ABRAPSO