EDUCAÇÃO |
- GRUPOS DE TRABALHO (GT) A arte na educação de adolescentes em escola pública Lucas Soares; Nilza Maria Carrijo Lutfala; Jésica Degrande; Amanda Pimenta; Ana Carla Silva; Adriana Aparecida Silvestre (Uni-FACEF) A celebração da diferença na escola e suas implicações paraa produção do sucesso/fracasso escolar Gina Glaydes Guimarães de Faria (Universidade Federal de Goiás) A concepção do fracasso escolar para alunos da educação de jovens e adultos – EJA Natália de Almeida Pinheiro (UNITAU); Cecília Pescatore Alves (UNITAU) A criatividade na formação profissional do psicólogo escolar Aracy Mendes De Souza. (UFMS); Antonio do Nascimento Osorio (UFMS)
A cultura mineira nas mãos dos artesãos de brinquedos
A deficiência auditiva na universidade: reflexões acerca das estratégias metodológicas A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da escola cidadã Heron Laiber Bonadiman (Universidade Federal de São João Del Rei / UNILAVRAS); Priscila Malaquias Alves Lopes (Universidade Federal de São João Del Rei); Diego de Souza Carrara (Universidade Federal de São João Del Rei); André Resende Morais (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Lawrence Rocha (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Laiber Bonadiman (CEDERJ); Caio Rodrigues do Vale (Universidade Federal de São João Del Rei) A educação escolar: uma possibilidade real de combate ao preconceito de identidade de gênero Luciana do Carmo Ferreira (UFMS); Inara Barbosa Leão (UFMS); Lívia Gomes dos Santos (UFMS); Jeferson Renato Montreozol (UFMS); Priscilla Soares Teruya (UFMS) A escola censurada pela ideologia do dever-ser Cristiano Escobar Carvalho Bernardes (Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros); Márcia Pereira Pedroso (ULBRA) A escola e seus fluxos: cartografias da pesquisa Fábio Dal Molin (URI - Erechim) A escola vista por dentro: elementos para uma etnografia da gestão escolar Heron Laiber Bonadiman (Universidade Federal de São João Del Rei / UNILAVRAS.); Priscila Malaquias Alves Lopes (Universidade Federal de São João Del Rei); Diego de Souza Carrara (Universidade Federal de São João Del Rei); André Resende (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Lawrence Rocha (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Laiber Bonadiman (CEDERJ); Caio Rodrigues do Vale (UFSJ) Rosemeire Reis (CEDU-UFAL); ; A formação de leitores dentro das escolas Alda Maria Ribeiro Alves; (Centro de Ensino Unificado de Teresina) A gestão do conselho de classe e a produção do fracasso escolar Heron Laiber Bonadiman (Universidade Federal de São João Del Rei / UNILAVRAS.); Priscila Malaquias Alves Lopes (Universidade Federal de São João Del Rei); Diego de Souza Carrara (Universidade Federal de São João Del Rei); André Resende (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Lawrence Rocha (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Laiber Bonadiman (CEDERJ); Caio Rodrigues do Vale (UFSJ) A inclusão escolar de uma jovem com paralisia cerebral na universidade potiguar: um estudo de caso Luiza Aline Lopes Rodrigues (Universidade Potiguar); Alexandre Bosco Da Silva Oliveira (Universidade Potiguar) A infância a partir de um olhar sócio-histórico Roseane Mendes Bernartt (UTP) A noção de sujeito no campo construtivista e a prática pedagógica Maria Carmem Bezerra Lima (Universidade Federal do Piauí)
A percepção do aluno com deficiênca auditiva diante de sua inclusão no ensino superior: limites e possibilidades. A psicologia educacional em interface com o social A redução do fracasso escolar através de atividades extra-curriculares: os dois lados da moeda Heron Laiber Bonadiman (Universidade Federal de São João Del Rei / UNILAVRAS); Priscila Malaquias Alves Lopes (Universidade Federal de São João Del Rei); Diego de Souza Carrara (Universidade Federal de São João Del Rei); André Resende Morais (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Lawrence Rocha (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Laiber Bonadiman (CEDERJ); Caio Rodrigues do Vale (Universidade Federal de São João Del Rei) A relação educação trabalho na fronteira Brasil-Bolivia Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli (UFMS); Inara Barbosa Leão (UFMS) Ações afirmativas e negros em cursos de pós-graduação: uma questão para todos. Fernando Resende Nóbrega (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) Lourdes Helena da Silva (Universidade Federal de Viçosa) Amizade dos adolescentes: a vida escolar e a formação do sujeito Renata Assunção (UFSJ); Joelma Tose Oliosi (UFSJ); Ruth Bernardes de Sant`Ana (UFSJ) Apre(e)ndendo a psicologia: uma análise curricular a partir das relações saber-poder e poder-saber Arte e cultura na educação não formal Pedro Paulo de Freitas Braga (Universidade Federal de Uberlândia); Natália Galdiano Vieira de Matos (Universidade Federal de Uberlândia) Arte, Cultura e Cidadania: Tornando visível o invisível Márcia Mansur Saadallah (PUC Minas); Betania Diniz Gonçalves (PUC Minas); Flávia Lemos Abade (PUC Minas)
As contribuições da teoria psicológica sócio histórica para a educação e a constituição dos processos e funções psicológicas superiores e da consciência Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva (UFV); Cíntia Lopes Reis (UFV); Maísa Aparecida de Oliveira (UFV) Atuação do psicólogo em um contexto educacional da rede municipal Avaliação inicial do impacto do processo de escolarização entre os xakriabá Lucas de Sousa Teixeira (UFSJ); Carlos Henrique de Souza Gerken (UFSJ) Construção grupal de um projeto educativo a partir de uma peça teatral infantil Francielle Xavier Dias (Universidade Federal de Uberlândia); Rafael de Melo Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Luiz Carlos Avelino da Silva (Universidade Federal de Uberlândia) Cultura afrobrasileira no ensino infantil: um olhar histórico-cultural Natália Galdiano Vieira de Matos (Universidade Federal de Uberlândia); Pedro Paulo de Freitas Braga (Universidade Federal de Uberlândia) Desafios da Orientação Profissional – Um caso prático no SPA da UERJ Clarissa Freitas de Almeida (UERJ); Veronica Santana Queiroz (UERJ) Desafios de superação: experiências de jovens com deficiências na transição escola e trabalho Maria Conceição Borba (UNIVALI); Tânia Regina Raitz (UNIVALI) Discursos sobre hiperatividade no contexto escolar: a medicalização do comportamento infantil Educação e consciência em Freire Educação para a morte na escola: aproximações sobre o tema em sala de aula Shana Hastenpflug Wottrich; Lilian Lopes Pereira; Vanessa Mendes Pinto Mostardeiro; Karina Silva Molon de Souza; Solange Capaverde; Alberto Manuel Quintana; Ana Cristina Garcia Dias (UFSM) Educação universitária e suas consequências no “fracasso escolar” Aracy Mendes De Souza (UFMS); Antonio do Nascimento Osorio (UFMS) Educação escolar em comunidades quilombolas Esporte e Educação: reflexões sobre a micropolítica do corpo Anelise Lusser (UERJ) Experimentações e outras possibilidades de aprendizagem nas aulas de geometria espacial do curso de licenciatura em matemática à distância UFPEL Fazer e compreender em uma experiência de inclusão digital: o projeto lan house da brinquedoteca da UFSJ Fabíola de Lourdes Moreira Rabelo (PUC-MINAS); Marconi Moura Fernandes (PUC-MINAS); Vinícius Bretz Rodrigues (PUC-MINAS); Enildo Calixto Louback (PUC-MINAS) Formação Profissional em Psicologia Social: Um estudo sobre os interesses dos estudantes pela área. Ligia Claudia Gomes de Souza (Universidade Salgado de Oliveira – Faculdades Integradas Maria Thereza); Edson Alves de Souza Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Grupo de crescimento psicológico: Uma experiência em psicologia social comunitária. Aurino Lima Ferreira (UFPE); Paula Roberta Vieira Eskinazi (Faculdade Integrada do Recife – FIR); Tâmara Cristine Gomes Bezerra (NEIMFA)Grupo esperançar de estudos em Paulo Freire: trajetórias de vidas compartilhadas e dialogadas. Imaginário e transdisciplinaridade em sala de aula: desafios para reencantar a educação
Imaginário e transdisciplinaridade: uma proposta na ligação dos saberes e encantamento na educação. Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto (Centro Universitário De Brasília – UNICEUB) Inclusão de alunos com paralisia cerebral no ensino superior: olhar da psicologia Luiza Aline Lopes Rodrigues (Universidade Potiguar); Alexandre Bosco Da Silva Oliveira (Universidade Potiguar) Jovens do Ensino Médio em busca de Orientação Profissional: uma proposta com grupos focais Lígia Ulir Hirt (Universidade do Vale do Itajaí/SC); Tânia Regina Raitz (Universidade do Vale do Itajaí/SC) Leituras do fracasso: considerações sobre gênero e raça no cotidiano escolar Morando em CIEPS: reflexões sobre o percurso histórico do par (projeto aluno residente) Mariana Leal de Barros (USP e Université Lumière Lyon 2); José Francisco Miguel Henriques Bairrão (USP) Francisco B. de Oliveira (Universidade Federal de Pernambuco); Pedro de Oliveira Filho (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) Verônica Salgueiro do Nascimento (UNIFOR); Kelma Socorro Lopes de Matos (FACED/UFC)
O espaço escolar e o diálogo entre professores e adolescentes O lugar da Psicologia na educação contemporânea Reinaldo da Silva júnior (Faculdade Pitágoras do Vale do Aço) O olhar sobre o corpo: a formação dos profissionais de saúde em um centro cirúrgico. Lúcia Helena Reus (UFRGS), Jaqueline Tittoni (UFRGS), Daiana Mello Cargnin (UFRGS), Lúcia Regina Ruduit Dias (UFRGS), Renata Ghisleni de Oliveira (UFRGS), Paula Marques da Silva (UFRGS) O papel da representação social na construção da identidade adolescente Virgínia Cavalcanti Pinto (Faculdade Maurício de Nassau. Recife – PE); Welison Sousa (Faculdade Integrada Tiradentes. Maceió – AL); Mônica Saemi (Faculdade Integrada Tiradentes. Maceió – AL) Ana Lúcia Coelho Heckert (UFES); Cleilson Teobaldo dos Reis (UFES); Cléver Manolo Coimbra de Oliveira (UFES); Marcel Bittencourt Romanio (UFES); Suzana Maria Gotardo (UFES) O professor reflexivo para uma escola cidadã: tensões e possibilidades Heron Laiber Bonadiman (UFSJ); Murilo Cruz Leal (UFSJ) Norma da Luz Ferrarini (Universidade Federal do Paraná); Denise de Camargo (Universidade Tuiuti do Paraná) O voluntariado educativo como estratégia de aprendizagem da cidadania: limites e possibilidades Priscila Malaquias Alves Lopes (UFSJ); Raphael Lawrence Rocha (UFSJ); André Rezende Morais (UFSJ); Diego de Souza Carrara (UFSJ); Heron Laiber Bonadiman (UFSJ e Unilavras.)
Os “doutores” desempregados: implicações psicossociais do desemprego para trabalhadores com ensino superior Participação do aluno na escola: possibilidades e entraves Pensando a relação escola-comunidade como exercício de produção do comum Suzana Maria Gotardo (UFES); Ana Lucia Coelho Heckert (UFES); Cleilson Teobaldo dos Reis (UFES); Cléver Manolo Coimbra de Oliveira (UFES); Marcel Bittencourt Romanio (UFES) Pensando o Futuro com estudantes de Ensino Médio de uma escola da rede pública do Estado da Bahia Juliana de Andrade Passos; Lívia Fernandes Santos; Livia Milena Sardinha dos Santos; Allan Jeffrey Vidal Maia; Ava da Silva Carvalho Carneiro; Sônia Maria Rocha Sampaio (UFBA) Políticas públicas e formação em saúde: a formação profissional como experiência e prática de si. Paula Marques da Silva, Daiana Cargnin, Lucia Ruduit Dias, Jaqueline Tittoni, Renata Ghisleni de Oliveira, Lucia Réus (UFRGS) Programa escola da família: O olhar da criança sobre o espaço escola aberto à comunidade Ana Paula Ribeiro Hirakawa (UPM); Izabella Paiva Monteiro de Barros (UPM) Prouni: Avaliação sob a perspectiva de estudantes assistidos em Teresina-PI. Amanda Mendes dos Santos (UESPI); Andressa Soares Pereira (UESPI); Paula Rogeria de Brito Fortes (UESPI); Fauston Negreitos (UESPI) Algeless Milka Meireles (Universidade Federal do Piauí); Hivana Raelcia Rosa da Fonseca (FACID); Joseane Patrícia Lopes de Melo Araújo (FACID); Juscislayne Bianca Tavares de Morais (FACID); Lidiane de Araújo Sousa (FACID); Naira Ravanny de Souza Lima (FACID); Nathassia Pollyne Colaço Gonçalves (FACID) Psicólogo na escola pública do Rio de Janeiro: desafios na construção de outros possíveis Ana Cristina C.M. Guedes (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SME) ; Kátia F. Aguiar (Universidade Federal Fluminense); Marisa L. da Rocha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Valeria V. da Cunha (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SME) Quais os objetivos da educação? Pensando os destinos para transformar os caminhos Reflexões e expectativas familiares em relação às instituições públicas de educação infantil Celeida B. Garcia Cintra Pinto; Maria Eleusa Montenegro; Ana Regina Melo Salviano; (Centro Universitário de Brasília – UNICEUB) Relato de uma experiência com jovens da periferia de Olinda/PE Representações sociais de professores sobre as atividades docentes Fernanda Cândido (UERJ); Cleusa Maria Pegorini Batista (UFMT) Representações sociais e trajetórias de jovens e adultos no contexto da educação na reforma agrária Lourdes Helena da Silva (Universidade Federal de Viçosa); Maria Irene Tavares Moreira (Universidade Federal de Viçosa) Revisitando os conceitos e as práticas de psicologia social comunitária sob a ótica discente Renilde Furtado Ribeiro (UNAMA); Manoel de Christo Alves Neto (UNAMA) Rizoma e educação: contribuições de Deleuze e Guattari Mauro Michel El Khouri (Universidade Federal do Ceará - UFC) Subjetividade e política: a formação psi em questão. Ana Lucia de Lemos Furtado (CRP-RJ/UERJ); José Rodrigues de Alvarenga Filho (CRP–RJ/UFF) Um estudo do espaço sócio-cultural através da atuação em escola pública Aline Moreira Gonçalves; Débora Comello; Renata Lanza Almeida; Maria Teresa Antunes Albergaria (LAPIP/DPSIC/UFSJ) Um mal-estar na educação contemporânea: Considerando as relações escola-adolescência-família Uma perspectiva sócio-histórica do processo de alfabetização com conscientização do contexto sociocultural Universidade e sustentabilidade: práticas em psicologia ambiental Maria Eulaidia de AraújoVieira (UNIFOR); Zulmira Áurea Cruz Bonfim ; Ana Kristia da Silva Martins; Byanka Gomes Martins Campos; Camila Moreira Maia; Gabriela Sales Barreira; Lorena Cavalcante Vasconcelos; Renata Calabria Santos Costas (UFC) Violência e indisciplina em discursos de professores do ensino fundamental Simone Patrícia da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Pedro de Oliveira Filho (Universidade Federal de Pernambuco) Violências na escola: A Relação Professor e Aluno Maria Cristina Dancham Simões (Universidade de Taubaté); Cecília Pescatore Alves (Universidade de Taubaté)
- MESAS REDONDAS (MR) A experiência da extensão universitária como elemento formador de psicólogos no campo das medidas sócio-protetivas voltadas para crianças e adolescentes. Maria Ignez Costa Moreira (PUCMG) ; Paula Maria Bedran (PUCMG); Soraia Dojas Melo Silva Carellos (PUCMG) A medicalização e a produção da exclusão na educação brasileira à luz da Psicologia Histórico-Cultural Marisa Eugênia Melillo Meira (UNESP Bauru) A psicologia social no nordeste: reflexões sobre pesquisa e docência As expectativas de formação profissional e trabalho de jovens e adultos de uma escola técnica. Eduardo Pinto e Silva (UFSCar) ; Deborah Maria Stefanini (MEC) Formação profissional, Humana e Ações Educativas mediadas pelas concepções de adolescência: os profissionais da Estratégia de Saúde da Família em questão Débora Cristina Fonseca (UNIFAL-MG) Intervenção psicossocial em uma escola pública de ensino fundamental Marleide Marques de Castro (UNILESTE/MG) O desenvolvimento cultural da atenção: contribuições para a superação do processo de medicalização da infância Nadia Mara Eidt (UNESP - Bauru/SP); Possibilidades de resistência na pseudo-formação Manuela Monti (USP) Processos formativos e participação social: potencialidades e fragilidades analisadas em diferentes contextos e olhares Protagonismo Juvenil: uma Práxis Sócio-Histórica de Formação para a Cidadania Maria Izabel Calil Stamato (Universidade Católica de Santos) Saúde mental e educação: o psicólogo como mediador no desenvolvimento de práticas educativas transformadoras Marisa Eugênia Melillo Meira (UNESP Bauru); Trocando as vestes- experiência de migração de estudantes de pós-graduação Luana da Silveira (UERJ)
|
Próximo > |
---|