Menu Content/Inhalt
Início
EDUCAÇÃO

 

- GRUPOS DE TRABALHO  (GT)


A arte na educação de adolescentes em escola pública
  
         Jonas Torres Medeiros (UECE), José Pereira Maia Neto (UECE)

A atuação do psicólogo escolar através de atividades ludopedagógicas: uma estratégia eficaz para o processo ensino-aprendizagem

Lucas Soares; Nilza Maria Carrijo Lutfala; Jésica Degrande; Amanda Pimenta; Ana Carla Silva; Adriana Aparecida Silvestre (Uni-FACEF)

A celebração da diferença na escola e suas implicações paraa produção do sucesso/fracasso escolar

Gina Glaydes Guimarães de Faria (Universidade Federal de Goiás)

A concepção do fracasso escolar para alunos da educação de jovens e adultos – EJA

Natália de Almeida Pinheiro (UNITAU); Cecília Pescatore Alves (UNITAU)

A criatividade na formação profissional do psicólogo escolar

Aracy Mendes De Souza. (UFMS); Antonio do Nascimento Osorio (UFMS)

 

A cultura mineira nas mãos dos artesãos de brinquedos 
           Ana Luiza Brandão Leal (FAPEMIG), Elaine Andrade (FAPEMIG), Fernanda Rodrigues Ferreira (FAPEMIG), Liliam Medeiros (FAPEMIG), Yone Maria Andrade Paiva, Rogério (FAPEMIG), Maria De Fátima A. Q. Melo (UFSJ)  

 

A deficiência auditiva na universidade: reflexões acerca das estratégias metodológicas
           
Yeda Mello, Jessica Mendes, Edilaine Lins Gouveia, Fernando Soares Júnior, Manuella Freire, Mohaby Silvestre, Ubiracy Acyoli (UNP)

A Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da escola cidadã

Heron Laiber Bonadiman (Universidade Federal de São João Del Rei / UNILAVRAS); Priscila Malaquias Alves Lopes (Universidade Federal de São João Del Rei); Diego de Souza Carrara (Universidade Federal de São João Del Rei); André Resende Morais (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Lawrence Rocha (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Laiber Bonadiman (CEDERJ); Caio Rodrigues do Vale (Universidade Federal de São João Del Rei)

A educação escolar: uma possibilidade real de combate ao preconceito de identidade de gênero

Luciana do Carmo Ferreira (UFMS); Inara Barbosa Leão (UFMS); Lívia Gomes dos Santos (UFMS); Jeferson Renato Montreozol (UFMS); Priscilla Soares Teruya (UFMS)

A escola censurada pela ideologia do dever-ser

Cristiano Escobar Carvalho Bernardes (Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros); Márcia Pereira Pedroso (ULBRA)

A escola e seus fluxos: cartografias da pesquisa

Fábio Dal Molin (URI - Erechim)

A escola vista por dentro: elementos para uma etnografia da gestão escolar

Heron Laiber Bonadiman (Universidade Federal de São João Del Rei / UNILAVRAS.); Priscila Malaquias Alves Lopes (Universidade Federal de São João Del Rei); Diego de Souza Carrara (Universidade Federal de São João Del Rei); André Resende (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Lawrence Rocha (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Laiber Bonadiman (CEDERJ); Caio Rodrigues do Vale (UFSJ)

A experiência escolar para jovens-alunas do ensino médio: as continuidades, rupturas e dilemas desta etapa de escolarização

Rosemeire Reis (CEDU-UFAL); ;

A formação de leitores dentro das escolas

Alda Maria Ribeiro Alves; (Centro de Ensino Unificado de Teresina)

A gestão do conselho de classe e a produção do fracasso escolar

Heron Laiber Bonadiman (Universidade Federal de São João Del Rei / UNILAVRAS.); Priscila Malaquias Alves Lopes (Universidade Federal de São João Del Rei); Diego de Souza Carrara (Universidade Federal de São João Del Rei); André Resende (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Lawrence Rocha (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Laiber Bonadiman (CEDERJ); Caio Rodrigues do Vale (UFSJ)

A inclusão escolar de uma jovem com paralisia cerebral na universidade potiguar: um estudo de caso

Luiza Aline Lopes Rodrigues (Universidade Potiguar); Alexandre Bosco Da Silva Oliveira (Universidade Potiguar)

A infância a partir de um olhar sócio-histórico

Roseane Mendes Bernartt (UTP)

A noção de sujeito no campo construtivista e a prática pedagógica
          
Isabelle de Paiva Sanchis (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS)

A qualidade em educação infantil nas representações sociais de professores de escolas da primeira infância

Maria Carmem Bezerra Lima (Universidade Federal do Piauí)

 

A percepção do aluno com deficiênca auditiva diante de sua inclusão no ensino superior: limites e possibilidades.
           
Jessica Mendes, Yeda Mello, Edilaine Lins Gouveia, Fernando Soares Júnior, Mohaby Silvestre, Ubiracy Acyoli (UNP)

A psicologia educacional em interface com o social
           
Ellis Regina Ferreira dos Santos; Daniella Enoque Vasconcelos Freitas; Emanuella Kelly dos Santos; Frankleudo Luan de Lima Silva; Josefa Braz da Silva; Kamylla Chesma Rodrigues; Laísy Lima Nunes; Meg Magali de Olivieira Tavares; Pamela de Sousa Gonzaga; Raquel Souza Coelho; Ranielly Cristina Silva Santos (UEPB)

A redução do fracasso escolar através de atividades extra-curriculares: os dois lados da moeda

Heron Laiber Bonadiman (Universidade Federal de São João Del Rei / UNILAVRAS); Priscila Malaquias Alves Lopes (Universidade Federal de São João Del Rei); Diego de Souza Carrara (Universidade Federal de São João Del Rei); André Resende Morais (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Lawrence Rocha (Universidade Federal de São João Del Rei); Raphael Laiber Bonadiman (CEDERJ); Caio Rodrigues do Vale (Universidade Federal de São João Del Rei)

A relação educação trabalho na fronteira Brasil-Bolivia

Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli (UFMS); Inara Barbosa Leão (UFMS)

Ações afirmativas e negros em cursos de pós-graduação: uma questão para todos.

Fernando Resende Nóbrega (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

Alternância educativa & formação de jovens rurais - os desafios da relação escola-família na educação do campo

Lourdes Helena da Silva (Universidade Federal de Viçosa)

Amizade dos adolescentes: a vida escolar e a formação do sujeito

Renata Assunção (UFSJ); Joelma Tose Oliosi (UFSJ); Ruth Bernardes de Sant`Ana (UFSJ)

Apre(e)ndendo a psicologia: uma análise curricular a partir das relações saber-poder e poder-saber     
            Isaac Alencar Pinto (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Arte e cultura na educação não formal

Pedro Paulo de Freitas Braga (Universidade Federal de Uberlândia); Natália Galdiano Vieira de Matos (Universidade Federal de Uberlândia)

Arte, Cultura e Cidadania: Tornando visível o invisível

Márcia Mansur Saadallah (PUC Minas); Betania Diniz Gonçalves (PUC Minas); Flávia Lemos Abade (PUC Minas)

 

 

As contribuições da teoria psicológica sócio histórica para a educação e a constituição dos processos e funções psicológicas superiores e da consciência
           
Mara Silvia Cabral de Melo Kato (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL)

As representações sociais dos discentes do curso de pedagogia de uma instituição de Minas Gerais: fatores de influência no processo de escolha profissional

Ana Cláudia Lopes Chequer Saraiva (UFV); Cíntia Lopes Reis (UFV); Maísa Aparecida de Oliveira (UFV)

Atuação do psicólogo em um contexto educacional da rede municipal
           Fabíola de Lourdes Moreira Rabelo (PUC-MG)

Avaliação inicial do impacto do processo de escolarização entre os xakriabá

Lucas de Sousa Teixeira (UFSJ); Carlos Henrique de Souza Gerken (UFSJ)

Construção grupal de um projeto educativo a partir de uma peça teatral infantil

Francielle Xavier Dias (Universidade Federal de Uberlândia); Rafael de Melo Costa (Universidade Federal de Uberlândia); Luiz Carlos Avelino da Silva (Universidade Federal de Uberlândia)

Cultura afrobrasileira no ensino infantil: um olhar histórico-cultural

Natália Galdiano Vieira de Matos (Universidade Federal de Uberlândia); Pedro Paulo de Freitas Braga (Universidade Federal de Uberlândia)

Desafios da Orientação Profissional – Um caso prático no SPA da UERJ

Clarissa Freitas de Almeida (UERJ); Veronica Santana Queiroz (UERJ)

Desafios de superação: experiências de jovens com deficiências na transição escola e trabalho

Maria Conceição Borba (UNIVALI); Tânia Regina Raitz (UNIVALI)

Discursos sobre hiperatividade no contexto escolar: a medicalização do comportamento infantil
          
Simone Patrícia da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO), Pedro de Oliveira Filho (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Educação e consciência em Freire
           
Bárbara Xavier de Andrade, Rutiele Lucas de Moraes, Mariana Menezes Amaral, Yasmin Zalazan Santos Conceição, Antônia Érica Teixeira Nascimento (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)

Educação para a morte na escola: aproximações sobre o tema em sala de aula

Shana Hastenpflug Wottrich; Lilian Lopes Pereira; Vanessa Mendes Pinto Mostardeiro; Karina Silva Molon de Souza; Solange Capaverde; Alberto Manuel Quintana; Ana Cristina Garcia Dias (UFSM)

Educação universitária e suas consequências no “fracasso escolar”

Aracy Mendes De Souza (UFMS); Antonio do Nascimento Osorio (UFMS)

Educação escolar em comunidades quilombolas
           Willivane Ferreira de Melo (SEMED, SANTARÉM-PA)

Esporte e Educação: reflexões sobre a micropolítica do corpo

Anelise Lusser (UERJ)

Experimentações e outras possibilidades de aprendizagem nas aulas de geometria espacial do curso de licenciatura em matemática à distância UFPEL
          Rozane da Silveira Alves (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS), Rosária Ilgenfritz Sperotto (UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS)

Fazer e compreender em uma experiência de inclusão digital: o projeto lan house da brinquedoteca da UFSJ  
          
Larissa Ferreira Dias Leite, Dener Luiz da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (UFSJ)

Formação em psicologia: entraves e caminhos contextos, idéias e questionamentos sobre a apropriação do conhecimento em Psicologia

Fabíola de Lourdes Moreira Rabelo (PUC-MINAS); Marconi Moura Fernandes (PUC-MINAS); Vinícius Bretz Rodrigues (PUC-MINAS); Enildo Calixto Louback (PUC-MINAS)

Formação Profissional em Psicologia Social: Um estudo sobre os interesses dos estudantes pela área.

Ligia Claudia Gomes de Souza (Universidade Salgado de Oliveira – Faculdades Integradas Maria Thereza); Edson Alves de Souza Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Grupo de crescimento psicológico: Uma experiência em psicologia social comunitária.

Aurino Lima Ferreira (UFPE); Paula Roberta Vieira Eskinazi (Faculdade Integrada do Recife – FIR); Tâmara Cristine Gomes Bezerra (NEIMFA)

Grupo esperançar de estudos em Paulo Freire: trajetórias de vidas compartilhadas e dialogadas.
           Daniele Jesus Negreiros, Andrezza Aguiar Coelho, Tereza Glaucia Rocha Matos, Veronica Salgueiro Nascimento, Daniel Welton Arruda Cabral, Melina de Andrade Aragão (UNIVERSIDADE DE FORTALEZA)

Imaginário e transdisciplinaridade em sala de aula: desafios para reencantar a educação
           
Nilma Figueiredo de Almeida (INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFRJ; LISE/FE/UFRJ)    

 

 

Imaginário e transdisciplinaridade: uma proposta na ligação dos saberes e encantamento na educação.
           
Nilma Figueiredo de Almeida (INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFRJ; LISE/FE/UFRJ)

Implicações da gestão escolar como garantia das relações professor-aluno e de sucesso no processo ensino-aprendizagem

Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto (Centro Universitário De Brasília – UNICEUB)

Inclusão de alunos com paralisia cerebral no ensino superior: olhar da psicologia

Luiza Aline Lopes Rodrigues (Universidade Potiguar); Alexandre Bosco Da Silva Oliveira (Universidade Potiguar)

Jovens do Ensino Médio em busca de Orientação Profissional: uma proposta com grupos focais

Lígia Ulir Hirt (Universidade do Vale do Itajaí/SC); Tânia Regina Raitz (Universidade do Vale do Itajaí/SC)

Leituras do fracasso: considerações sobre gênero e raça no cotidiano escolar      
          
Aparecida Ferreira Alves, Ruth Bernardes De Sant’ana (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI/MG)

Morando em CIEPS: reflexões sobre o percurso histórico do par (projeto aluno residente)
           Daniela Ramos de Oliveira (UERJ), Anna Paula Uziel (UERJ)

Narração de mitos africanos na educação infantil:possibilidades de atuação para uma aprendizagem democrática.

Mariana Leal de Barros (USP e Université Lumière Lyon 2); José Francisco Miguel Henriques Bairrão (USP)

Nas tramas do discurso: o papel do livro didático de história na fabricação da identidade pernambucana

Francisco B. de Oliveira (Universidade Federal de Pernambuco); Pedro de Oliveira Filho (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)

O educador criador no contexto da promoção da cultura de paz: revendo identidades sem perder a esperança

Verônica Salgueiro do Nascimento (UNIFOR); Kelma Socorro Lopes de Matos (FACED/UFC)

 

O espaço escolar e o diálogo entre professores e adolescentes
          
Débora Nogueira Tomás – UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, Cláudia Silva De Souza – UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

O lugar da Psicologia na educação contemporânea

Reinaldo da Silva júnior (Faculdade Pitágoras do Vale do Aço)

O olhar sobre o corpo: a formação dos profissionais de saúde em um centro cirúrgico.

Lúcia Helena Reus (UFRGS), Jaqueline Tittoni (UFRGS), Daiana Mello Cargnin (UFRGS), Lúcia Regina Ruduit Dias (UFRGS), Renata Ghisleni de Oliveira (UFRGS), Paula Marques da Silva (UFRGS)

O papel da representação social na construção da identidade adolescente

Virgínia Cavalcanti Pinto (Faculdade Maurício de Nassau. Recife – PE); Welison Sousa (Faculdade Integrada Tiradentes. Maceió – AL); Mônica Saemi (Faculdade Integrada Tiradentes. Maceió – AL)

O processo de trabalho docente na implantação da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Vitória/es.

Ana Lúcia Coelho Heckert (UFES); Cleilson Teobaldo dos Reis (UFES); Cléver Manolo Coimbra de Oliveira (UFES); Marcel Bittencourt Romanio (UFES); Suzana Maria Gotardo (UFES)

O professor reflexivo para uma escola cidadã: tensões e possibilidades

Heron Laiber Bonadiman (UFSJ); Murilo Cruz Leal (UFSJ)

O sentido da Psicologia e o processo de constituição do sujeito: estudo com estudantes e professores do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná

Norma da Luz Ferrarini (Universidade Federal do Paraná); Denise de Camargo (Universidade Tuiuti do Paraná)

O voluntariado educativo como estratégia de aprendizagem da cidadania: limites e possibilidades

Priscila Malaquias Alves Lopes (UFSJ); Raphael Lawrence Rocha (UFSJ); André Rezende Morais (UFSJ); Diego de Souza Carrara (UFSJ); Heron Laiber Bonadiman (UFSJ e Unilavras.)

 

Os “doutores” desempregados: implicações psicossociais do desemprego para trabalhadores com ensino superior
           
Priscilla Soares Teruya, Inara Barbosa Leão, Jeferson Renato Montreozol, Luciana do Carmo Ferreira, Lívia Gomes dos Santos (UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL)

Participação do aluno na escola: possibilidades e entraves
           
Adriana Moreira dos Santos Ferreira (UFSJ), Ruth Bernardes de Sant’ana (UFSJ)

Pensando a relação escola-comunidade como exercício de produção do comum

Suzana Maria Gotardo (UFES); Ana Lucia Coelho Heckert (UFES); Cleilson Teobaldo dos Reis (UFES); Cléver Manolo Coimbra de Oliveira (UFES); Marcel Bittencourt Romanio (UFES)

Pensando o Futuro com estudantes de Ensino Médio de uma escola da rede pública do Estado da Bahia

Juliana de Andrade Passos; Lívia Fernandes Santos; Livia Milena Sardinha dos Santos; Allan Jeffrey Vidal Maia; Ava da Silva Carvalho Carneiro; Sônia Maria Rocha Sampaio (UFBA)

Políticas públicas e formação em saúde: a formação profissional como experiência e prática de si.

Paula Marques da Silva, Daiana Cargnin, Lucia Ruduit Dias, Jaqueline Tittoni, Renata Ghisleni de Oliveira, Lucia Réus (UFRGS)

Programa escola da família: O olhar da criança sobre o espaço escola aberto à comunidade

Ana Paula Ribeiro Hirakawa (UPM); Izabella Paiva Monteiro de Barros (UPM)

Prouni: Avaliação sob a perspectiva de estudantes assistidos em Teresina-PI.

Amanda Mendes dos Santos (UESPI); Andressa Soares Pereira (UESPI); Paula Rogeria de Brito Fortes (UESPI); Fauston Negreitos (UESPI)

Psicologia educacional/escolar e vulnerabilidade social: experiência de atuação em instituição da rede de proteção de média complexidade em Teresina-PI

Algeless Milka Meireles (Universidade Federal do Piauí); Hivana Raelcia Rosa da Fonseca (FACID); Joseane Patrícia Lopes de Melo Araújo (FACID); Juscislayne Bianca Tavares de Morais (FACID); Lidiane de Araújo Sousa (FACID); Naira Ravanny de Souza Lima (FACID); Nathassia Pollyne Colaço Gonçalves (FACID)

Psicólogo na escola pública do Rio de Janeiro: desafios na construção de outros possíveis

Ana Cristina C.M. Guedes (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SME) ; Kátia F. Aguiar (Universidade Federal Fluminense); Marisa L. da Rocha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Valeria V. da Cunha (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - SME)

Quais os objetivos da educação? Pensando os destinos para transformar os caminhos
            Melina de Andrade Aragão (UNIFOR)

Reflexões e expectativas familiares em relação às instituições públicas de educação infantil

Celeida B. Garcia Cintra Pinto; Maria Eleusa Montenegro; Ana Regina Melo Salviano; (Centro Universitário de Brasília – UNICEUB)

Relato de uma experiência com jovens da periferia de Olinda/PE    
            
Vladya Tatyane Pereira de Lira (FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL – FAMASUL-PE)

Representações sociais de professores sobre as atividades docentes

Fernanda Cândido (UERJ); Cleusa Maria Pegorini Batista (UFMT)

Representações sociais e trajetórias de jovens e adultos no contexto da educação na reforma agrária

Lourdes Helena da Silva (Universidade Federal de Viçosa); Maria Irene Tavares Moreira (Universidade Federal de Viçosa)

Revisitando os conceitos e as práticas de psicologia social comunitária sob a ótica discente

Renilde Furtado Ribeiro (UNAMA); Manoel de Christo Alves Neto (UNAMA)

Rizoma e educação: contribuições de Deleuze e Guattari

Mauro Michel El Khouri (Universidade Federal do Ceará - UFC)

Subjetividade e política: a formação psi em questão.

Ana Lucia de Lemos Furtado (CRP-RJ/UERJ); José Rodrigues de Alvarenga Filho (CRP–RJ/UFF)

Um estudo do espaço sócio-cultural através da atuação em escola pública

Aline Moreira Gonçalves; Débora Comello; Renata Lanza Almeida; Maria Teresa Antunes Albergaria (LAPIP/DPSIC/UFSJ)

Um mal-estar na educação contemporânea: Considerando as relações escola-adolescência-família         
          
Mariana Paula Oliveira (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA), Maria Lúcia Castilho Romera (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

Uma perspectiva sócio-histórica do processo de alfabetização com conscientização do contexto sociocultural  
          
Camila Turati Pessoa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA), Ruben de Oliveira Nascimento (UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA)

Universidade e sustentabilidade: práticas em psicologia ambiental

Maria Eulaidia de AraújoVieira (UNIFOR); Zulmira Áurea Cruz Bonfim ; Ana Kristia da Silva Martins; Byanka Gomes Martins Campos; Camila Moreira Maia;  Gabriela Sales Barreira;  Lorena Cavalcante Vasconcelos;  Renata Calabria Santos Costas (UFC)

Violência e indisciplina em discursos de professores do ensino fundamental

Simone Patrícia da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Pedro de Oliveira Filho (Universidade Federal de Pernambuco)

Violências na escola: A Relação Professor e Aluno

Maria Cristina Dancham Simões (Universidade de Taubaté); Cecília Pescatore Alves (Universidade de Taubaté)

 

 


- MESAS REDONDAS (MR)

A experiência da extensão universitária como elemento formador de psicólogos no campo das medidas sócio-protetivas voltadas para crianças e adolescentes.
-
Mesa Redonda: Psicologia Social a contribuição da extensão universitária para a formação profissional: políticas de análise e intervenção no campo da educação

Maria Ignez Costa Moreira (PUCMG) ; Paula Maria Bedran (PUCMG); Soraia Dojas Melo Silva Carellos (PUCMG)

A medicalização e a produção da exclusão na educação brasileira à luz da Psicologia Histórico-Cultural
-
Mesa Redonda: “Para uma análise crítica da patologização e medicalização na educação brasileira: contribuições da psicologia histórico-cultural”

Marisa Eugênia Melillo Meira (UNESP Bauru)

A psicologia social no nordeste: reflexões sobre pesquisa e docência
- Mesa Redonda: A psicologia social no nordeste: reflexões sobre pesquisa e docênciaLudgleydson Fernandes de Araújo (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ), Renata Meira Véras (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

As expectativas de formação profissional e trabalho de jovens e adultos de uma escola técnica.
-
Mesa Redonda: “Formação Humana e Profissional: práticas educativas e sociais com adolescentes e jovens"

Eduardo Pinto e Silva (UFSCar) ; Deborah Maria Stefanini (MEC)

Formação profissional, Humana e Ações Educativas mediadas pelas concepções de adolescência: os profissionais da Estratégia de Saúde da Família em questão
-
Mesa Redonda: Formação Humana e Profissional: práticas educativas e sociais com adolescentes e jovens

Débora Cristina Fonseca (UNIFAL-MG)

Intervenção psicossocial em uma escola pública de ensino fundamental
-
Mesa Redonda: Psicologia e Educação: Intervenções em Debate

Marleide Marques de Castro (UNILESTE/MG)

O desenvolvimento cultural da atenção: contribuições para a superação do processo de medicalização da infância
-
Mesa Redonda: “Para uma análise crítica da patologização e medicalização na educação brasileira: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural".

Nadia Mara Eidt (UNESP - Bauru/SP);

Possibilidades de resistência na pseudo-formação
-
Mesa Redonda: "Reflexões acerca da formação educacional no Brasil: a formação para a heteronomia".

Manuela Monti (USP)

Processos formativos e participação social: potencialidades e fragilidades analisadas em diferentes contextos e olhares
- Mesa Redonda: Processos formativos e participação social
          
Léo Barbosa Nepomuceno, Jon Anderson Machado, Alex Viana de Brito (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS SOBRAL)

Protagonismo Juvenil: uma Práxis Sócio-Histórica de Formação para a Cidadania
- Mesa Redonda: Formação Humana e Profissional

Maria Izabel Calil Stamato (Universidade Católica de Santos)

Saúde mental e educação: o psicólogo como mediador no desenvolvimento de práticas educativas transformadoras
-
Mesa Redonda: “Política de Saúde Mental e o papel da Psicologia Social Comunitária e Psicologia Escolar”

Marisa Eugênia Melillo Meira (UNESP Bauru);

Trocando as vestes- experiência de migração de estudantes de pós-graduação
-
Mesa Redonda: "Vestindo roupa de trapo: gestão de si e do mundo- a formação por um fio"

Luana da Silveira (UERJ)

 

 
Próximo >