Sobre a ABRAPSO

A Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada durante a 32ª Reunião da SBPC, no Rio de Janeiro, em julho de 1980. Fruto de um posicionamento crítico na Psicologia Social, desde a sua criação, a ABRAPSO tem sido um importante espaço para o intercâmbio entre estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais, docentes e pesquisadores/pesquisadoras. 

A ABRAPSO é formada por:

- uma Diretoria Nacional, atualmente composta por: Jefferson de Souza Bernardes; Benedito Medrado Dantas; Adélia Augusta Souto de Oliveira; Maria Auxiliadora Teixeira Ribeiro e Vanda Lúcia Vitoriano do Nascimento.

- oito Regionais: Espírito Santo; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; São Paulo e Norte-Nordeste (onde se insere o núcleo da ABRAPSO-PE).

- e diversos Núcleos Locais. 

Tendo em vista a maior concentração de núcleos e regionais no sul e sudeste do país, a atual gestão nacional da ABRAPSO tem buscado maior inserção nas regiões Norte e Nordeste através, entre outras iniciativas, do estímulo à criação de novos Núcleos. A ABRAPSO, entidade cujo olhar sempre procurou se aproximar da realidade brasileira, é assim convidada a compor esse momento de olhar para as particularidades do povo pernambucano e do dia-a-dia dos que fazem psicologia social em nosso estado.

Sobre a ABRAPSO - PE

Nosso Núcleo Pernambucano da ABRAPSO (ABRAPSO-PE) começou a se estruturar no último Encontro Nacional da ABRAPSO, em novembro de 2007 e centrou, nesse primeiro semestre, no apoio a eventos cujos temas nos parecem relevantes e, historicamente, vem sendo de interesse para a Psicologia Social. A partir de 2008, nossos passos aqui em Pernambuco se concretizaram com a realização de uma primeira reunião ampliada no dia 4 de abril que contou com professores/professoras, estudantes de graduação e pós-graduação, integrantes de ONGs e técnicos/técnicas de serviços psicológicos. 

A partir daí, esse coletivo foi tomando forma com a construção do I Encontro Pernambucano da ABRAPSO que foi disparador de trocas e, sobretudo, de crescimento. Com o tema “Psicologia social em Pernambuco: (des)encontros entre a produção acadêmica, os movimentos sociais e os serviços públicos”, o encontro se realizou no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE ao longo dos dias 07 e 08 de agosto de 2008. Tal movimento teve como principal marca o esforço de reunir aqueles interessados na psicologia social, seja como referencial teórico, seja como instrumento de intervenção social. 

Após a realização do Encontro, re-estruturamos a composição do Núcleo PE e atualmente funcionamos com uma estrutura que, baseada na diretriz da atual gestão Nacional, articula uma diversidade de atores/atrizes advindos/advindas dos movimentos sociais, das universidades (professores/professoras e estudantes), das organizações não-governamentais e das instituições governamentais. Assim, a ABRAPSO-PE se estrutura com uma coordenação e comissões com atribuições específicas. Temos:

- coordenação do Núcleo-PE, conforme indicação do Estatuto da ABRAPSO: Edna Granja (Coordenadora), pesquisadora representante de um Núcleo de Pesquisas; Suzana Libardi (Tesoureira), profissional vinculada a uma Organização Não-Governamental; Tiago Correa (Secretário), estudante identificado com a psicologia social.

- Comissões específicas que têm por objetivo dar conta de projetos/atividades específicas de nosso planejamento e são compostas, á semelhança da coordenação, por estudantes e profissionais. São elas:

      - ABRACADABRA: Abrindo as Academias Brasileiras: essa comissão objetiva a realização de atividades relacionas à Psicologia Social junto às Faculdades do estado;

      - RODAS DE CONVERSA: esse é o nosso espaço de estudo e reflexão. Propõe-se a ser um espaço dialogado de conversas, que objetivam a concretização e o aprofundamento das temáticas relativas à Psicologia Social no contexto pernambucano;

      - AGENDA ABRAPSO: é a nossa agenda! Essa comissão objetiva a organização sistemática e permanente de uma agenda que reúna atividades relacionadas à Psicologia Social. Há diferentes níveis de inserção dos eventos na nossa agenda: abrapso-pe apóia / promove / divulga;

      - ABRACOM: a abrapso comunica! Essa comissão é responsável pelos processos e ferramentas de comunicação interna e externa de nosso Núcleo;

      - ABRACABEÇA: abrindo a cabeça! Essa comissão visa a realização de atividades vivencias que contribuam com a sensibilização de estudantes para as questões trabalhadas pela Psicologia Social. A partir dessas obejtivamos também incidir nos processos de formação, problematizando a aproximação dos mesmos com os mais variados processos e realidades sociais. 

Nossos objetivos gerais enquanto ABRAPSO-PE são:

  • Promover a visibilidade e socialização das produções em psicologia social dos pesquisadores, profissionais e estudantes pernambucanos;
  • Propiciar uma maior integração e intercâmbios entre esses atores da psicologia social no estado;
  • Refletir e construir alternativas para as questões sociais vivenciadas em Pernambuco.
 
 

Sinta-se à vontade para se comunicar conosco e compor uma de nossas comissões. O espaço está sempre aberto! “Abrapsos” a todos e a todas! 

Mais informações sobre ABRAPSO Nacional em: www.abrapso.org.br

Mais informações sobre ABRAPSO-PE com: abrapso.pe@gmail.com 


 

 


 
 
 
ASSOCIE-SE À ABRAPSO