Página Principal
Topo 1 Topo
Sobre a Abrapso
Sobre o XIV Encontro
Sobre os trabalhos
Resumos
Trabalhos Completos
Contatos
Abrapso

SOBRE OS TRABALHOS

Modalidades de Apresentação de trabalhos

1 - Conferência
Exposição a cargo de pesquisador conhecido por sua relevância no âmbito da Psicologia social e suas interfaces, convidado pela Comissão Científica do Encontro.

2 - Simpósios
Reuniões científicas, em total de onze, coordenadas por um sócio da Abrapso, contando com 3 palestrantes convidados pela Comissão Científica para debater um dos eixos temáticos. No caso de convidados estrangeiros, está prevista a tradução simultânea.

3 - Mesas redondas
Propostas e coordenadas por um sócio da Abrapso que deve indicar o eixo temático em que a proposta se enquadra. Compõe-se, além do Coordenador (também palestrante), de mais dois palestrantes. Deve haver diversidade institucional e geográfica entre os 3 palestrantes (no mínimo 2 instituições, de pelo menos 2 regiões – dois municípios, dois estados ou dois países – devem estar presentes) bem como diversidade teórico-metodológica. Todos os autores principais (primeiro autor) dos trabalhos devem estar inscritos no Encontro.

4 - Sessões temáticas
Trabalhos individuais que serão selecionados e agrupados pela Comissão Científica em Sessões Temáticas, para as quais será designado um Coordenador entre os sócios da Abrapso. Todos os autores principais (primeiro autor) dos trabalhos devem estar inscritos no Encontro.

5 - Pôsteres
As exposições sob a forma de pôster devem indicar o eixo temático em que se enquadram. Pelo menos um dos autores deve estar inscrito no Encontro.

6 – Cursos
Cursos, sobre temáticas vinculadas aos eixos do Encontro, propostos e ministrados por sócios da ABRAPSO.

7 - Sessões de vídeo
Apresentação por parte de sócio da Abrapso, de vídeo de interesse de um dos eixos temáticos do Encontro.

8 - Sessões de lançamento de livros

^ Sobe

Eixos Temáticos

1 - Educação
Abriga contribuições que se situem na interface da Psicologia Social e Educação, abrangendo tanto a educação escolar quanto a educação no sentido lato que se dá nas demais esferas da vida social, envolvendo o atual debate sobre educação como direito, dispositivo de cidadania e, fundamentalmente, condição de aprofundamento da democracia.

2 - Ética, violências e direitos humanos
Acolhe trabalhos que focalizem três eixos de reflexão que norteiam a convivência entre pessoas em diversas esferas da vida social: os valores éticos, as distintas formas de violência material e simbólica e os direitos humanos.

3 - Gênero, sexualidade, etnia e geração
Acolhe experiências, estudos e/ou pesquisas que focalizam o poder, em sua dimensão relacional, que se organiza em posições identitárias e práticas interpessoais, institucionais e culturais, marcadas por categorias e sistemas sociais tais como: idade-geração, orientação sexual, raça-etnia, sexo-gênero.

4 - Histórias, teorias e metodologias

Recebe trabalhos sobre as diferentes histórias da psicologia social, suas teorias e metodologias. Acolhe contribuições que as tratem de forma singularizada ou em estreito diálogo. Diferentes perspectivas epistemológicas são bem-vindas.

5 - Infâncias, adolescências e famílias
Visa a abordagem da construção social dos conceitos de infância, adolescência e família, bem como novas formas de relações familiares, juventude e identidades.

6 - Mídia, comunicação e linguagem
Trata das contribuições sobre os processos que envolvem a produção discursiva em contextos midiáticos e os processos de subjetivação mediados pela comunicação globalizada na sociedade contemporânea.

7 - Política
Recepciona contribuições que focalizem fenômenos políticos como comportamento eleitoral, movimentos sociais e ações coletivas, discursos políticos e participação social/esfera pública, desde a articulação entre psicologia social e política.

8 - Processos organizativos, comunidades e práticas sociais
Visa fortalecer o dialogo entre três linhas importantes de estudo e intervenção em psicologia social: as comunidades, os grupos sociais formais e informais e os diferentes tipos e práticas organizativas. Acolhe trabalhos que se insiram em qualquer uma dessas linhas ou busquem articulá-las.

9 - Saúde
Abriga contribuições que se situem na interface da psicologia social e saúde, abrangendo tanto saúde coletiva, saúde pública, quanto saúde mental, envolvendo o atual debate sobre saúde como direito e dispositivo de cidadania.

10 - Trabalho
Congrega contribuições que focalizem as diversas configurações do trabalho, do emprego e do desemprego na sociedade contemporânea.

11 - Outros

Caso sua proposta não se encaixe em nenhum dos eixos acima, faça a opção por Outros. Ela será avaliada pela Comissão Científica do evento

^ Sobe

 

Abrapso
Página Principal Produzido por FW2